Nave melhor do que um livro, para viajar longe, não há.

Emily Dickinson


O projeto "livro itinerante" é uma iniciativa individual, inspirada no trabalho do sr. Luiz amorim, um açougueiro residente em Brasília, que criou a "biblioteca popular" com a instalação de uma estante com diversos livros nos pontos de ônibus daquela cidade. Um projeto simples, mas que não apaga o brilhantismo da idéia que é levar a leitura a todas as pessoas que, na sua grande maioria, não teriam acesso aos livros de outra forma. O projeto tem mostrado que o povo não só gosta de ler como também sabe usar o bom senso, devolvendo o livro após sua leitura, embora não haja nenhum tipo de controle neste sentido. Após assistir ao programa que falava sobre esse trabalho nasceu em mim a vontade de fazer alguma coisa parecida, ainda que em menor escala, daí veio a idéia do "livro itinerante" que tem o objetivo de circular e alcançar o maior número possível de leitores. Não sei se já existe algum projeto com esse nome, eu o escolhi porque achei bastante apropriado uma vez que o livro vai "andar por aí", mas se houver e se alguém se sentir prejudicado por isso é só entrar em contato. Minha intenção é tão somente dar um título a essa iniciativa... Estou começando com um único livro que ganhei de presente de aniversário, em janeiro deste ano. Não tenho outros pois sempre emprestei meus livros (que nunca voltaram..rs..rs..) e quero continuar a emprestá-los, só que agora de uma forma mais abrangente e organizada. A idéia não é novidade mas, para mim, é uma maneira que encontrei de dividir com outras pessoas o gosto pela leitura, de fazer o livro cumprir a sua missão... Aceito sugestões que possam melhorar essa iniciativa, assim como doações de livros para aumentar nosso acervo. Qualquer contato deverá ser feito através do email. livroitinerante@gmail.com.

Agradeço a todos que apoiarem e quiserem fazer parte dessa iniciativa.



sábado, 27 de fevereiro de 2010

Pássaros Ferridos


Titulo: Pássaros Feridos
Autor: Colleen McCullough
Exemplar nº: 03

Sinopse:
No panorama da ficção contemporânea, rica em qualidade, mas não tão rica em qualidade, Pássaros Feridos é, sem dúvida, significativa eceção. Trata-se de um romanse denso, épico, pungente e, literariamente, bem estruturado. Seus personagens, sofridos e marcantes, se integram num cenário rude e fascinante, e, para nós, leitores brasileiros, ainda inédito: as vastas extensões dos campos australianos, povoados de carneiros e rarefeitos de homens, que forçam seus minguados habitantes a uma existência isolada, pioneira, quase primitiva, na qual os caracteres se modelam muito à semelhança desse ambiente. Colleen McCullough arquitetou o seu romance com base numa lenda. Têm razão os críticos que vêem uma verdadeira saga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua contribuição é muito importante para acompanharmos a trajetória dos livros itinerantes. Muito obrigada por participar.