Nave melhor do que um livro, para viajar longe, não há.

Emily Dickinson


O projeto "livro itinerante" é uma iniciativa individual, inspirada no trabalho do sr. Luiz amorim, um açougueiro residente em Brasília, que criou a "biblioteca popular" com a instalação de uma estante com diversos livros nos pontos de ônibus daquela cidade. Um projeto simples, mas que não apaga o brilhantismo da idéia que é levar a leitura a todas as pessoas que, na sua grande maioria, não teriam acesso aos livros de outra forma. O projeto tem mostrado que o povo não só gosta de ler como também sabe usar o bom senso, devolvendo o livro após sua leitura, embora não haja nenhum tipo de controle neste sentido. Após assistir ao programa que falava sobre esse trabalho nasceu em mim a vontade de fazer alguma coisa parecida, ainda que em menor escala, daí veio a idéia do "livro itinerante" que tem o objetivo de circular e alcançar o maior número possível de leitores. Não sei se já existe algum projeto com esse nome, eu o escolhi porque achei bastante apropriado uma vez que o livro vai "andar por aí", mas se houver e se alguém se sentir prejudicado por isso é só entrar em contato. Minha intenção é tão somente dar um título a essa iniciativa... Estou começando com um único livro que ganhei de presente de aniversário, em janeiro deste ano. Não tenho outros pois sempre emprestei meus livros (que nunca voltaram..rs..rs..) e quero continuar a emprestá-los, só que agora de uma forma mais abrangente e organizada. A idéia não é novidade mas, para mim, é uma maneira que encontrei de dividir com outras pessoas o gosto pela leitura, de fazer o livro cumprir a sua missão... Aceito sugestões que possam melhorar essa iniciativa, assim como doações de livros para aumentar nosso acervo. Qualquer contato deverá ser feito através do email. livroitinerante@gmail.com.

Agradeço a todos que apoiarem e quiserem fazer parte dessa iniciativa.



sábado, 27 de fevereiro de 2010

As Brumas de Avalon


Título: As Brumas de Avalon
Autor: Marion Z. Bradley
Exemplar n.º: 04 (coleção completa com 4 livros)

Sinopse:
As Brumas de Avalon é um dos mais fantásticos épicos medievais alguma vez escrito, no qual Marion Zimmer Bradley recria as lendas arturianas, desta vez narrado através do olhar das mulheres que, por detrás do trono, governaram os próprios actos masculinos e foram as verdadeiras detentoras do poder.
Num universo paralelo à Grã-Bretanha celta, a enigmática ilha de Avalon é a guardiã dos grandes mistérios eternos e sagrados. E os que estão destinados a viver nos dois mundos são, passo a passo, confrontados com as antigas tradições ligadas à Natureza, e às suas forças obscuras, e à nova fé cristã que procura espalhar-se no território.
No centro de A Senhora da Magia, primeiro dos quatro volumes desta saga, está Morgaine, a meia-irmã de Arthur, que se encontra num processo de iniciação para se tornar Grã-Sacerdotisa de Avalon. O seu grande objectivo é afastar a Bretanha da nova religião que encara a mulher como portadora do pecado original, ao mesmo tempo que desenvolve todos os esforços para colocar o seu meio-irmão no poder, como símbolo e líder da Bretanha unificada, sob a égide de Avalon e da Espada Mágica, Excalibur.
Num ambiente verdadeiramente mágico de paganismo, cristianismo, rituais mágicos e visões, sensualidade e realidade, A Senhora da Magia introduz-nos no mundo lendário do Rei Arthur, dos Cavaleiros da Távola Redonda e das Cruzadas. É o olhar feminino sobre o tempo da busca da paz e da unificação da Bretanha: cheio de inesperadas cintilações e magias, repleto de penumbras, brumas e rituais femininos. Uma perspectiva alucinante e vertiginosa de uma época onde tudo era possível através dos poderes das mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua contribuição é muito importante para acompanharmos a trajetória dos livros itinerantes. Muito obrigada por participar.